Um assunto que já foi até mesmo pauta do GKPBcast, o podcast do GKPB, é o quanto a nossa presença digital acaba afetando nossa vida fora das telas tanto de forma direta, quanto indiretamente. Pensando nesse impasse do mundo tecnológico e visando trazer as pessoas para mais perto da vida real, a Polaroid está com sua nova campanha que celebra a vida no offline.
A campanha “The Camera for an Analog Life” está sendo realizada para a divulgação da Polaroid Flip, mas acaba reforçando ainda mais toda essência da marca ao estimular que as pessoas criem suas memórias se conectando umas com as outras e principalmente com o mundo a sua volta.
Criada internamente, a campanha inclui títulos como “Ninguém em seu leito de morte jamais disse: queria ter passado mais tempo no meu telefone”, “Se lembra daquela noite que passamos mexendo no celular? Nem eu.” e “Histórias reais. Não stories e reels.” Essas declarações reforçam a mensagem da marca de que momentos reais valem mais que distrações digitais.
A mensagem principal da campanha vai de encontro com duas das maiores tendências atuais: o movimento Y2K, que celebra e tenta reviver o fenômeno dos anos 2000, e o comportamento de valorizar cada vez mais experiências fora das telas com muito mais toque humano, evitando o contato com a Inteligência Artificial.
“Somos criaturas analógicas, construídas para nos conectar através dos nossos sentidos, mas quanto mais nos perdemos em algoritmos digitais, mais nos afastamos da empatia e da conexão real”, disse Patricia Varella, diretora de marca e criação da Polaroid. “Há algo mágico em uma foto Polaroid. Ela captura a humanidade em todos nós, rugas e tudo, e nos lembra que o melhor da vida acontece no mundo real e físico”.
Para dar ainda mais vida à sua filosofia, a Polaroid organizou passeios a pé sem telefones em cidades incluindo Paris e Tóquio, com um evento em Londres planejado para 19 de agosto. Os participantes são solicitados a guardar seus smartphones e passar uma hora explorando seus arredores com a câmera Polaroid Flip. No final de cada passeio, os convidados são convidados a enviar uma de suas fotos como cartão postal, reforçando a ênfase da campanha na conexão do mundo real sobre o engajamento virtual.
Apesar de trazer um foco intenso no offline com muita mídia OOH, a campanha também inclui busca paga, display e anúncios digitais direcionados à Geração Z, junto com ativações nas redes sociais e parcerias com criadores que compartilham do amor pelo analógico. Segundo a empresa, isso marca o início de uma estratégia mais ampla para ajudar os consumidores a redescobrir a riqueza da vida real em um mundo que está cada vez mais sobrecarregado e esgotado pela tecnologia digital.