Entre os dias 17 de julho e 3 de agosto, o Ministério da Cultura e Sabesp apresentam a exposição inédita “Chico Bento e os Guardiões da Natureza”, na Oca do Ibirapuera. A experiência interativa une educação, tencologia e cidadania para conscientizar sobre a importância do saneamento e a prevenção do meio ambiente.
Voltada para toda a família e inspirada em um dos personagens mais carismáticos da MSP Estúdios, a mostra convida o público a mergulhar no ciclo do saneamento por meio de um percurso lúdico que busca inspirar uma nova geração de guardiões da natureza.
Distribuído em diferentes ambientes imersivos, o circuito leva o visitante a refletir sobre a importância da prevenção ambiental, o uso consciente da água e a importância da coleta e tratamento de esgoto – tudo isso com a ajuda do carisma caipira do Chico Bento, de seus amigos e deu inseparável porquinho Torresmo.
A mostra estimula o público a interagir com jogos, instalações sensoriais e experiências digitais que mostram, por exemplo, o caminho da água da nascente até a torneira, os efeitos da poluição dos rios, as consequências causadas pela falta de saneamento básico e as ações realizadas para reverter esse cenário.
Além disso, reforçando seu compromisso com a democratização cultural, o Instituto Cultural Opus doará mais de 2 mil ingressos para escolas públicas, ONGs e projetos sociais, possibilitando que as crianças, jovens e famílias em situação de baixa renda tenham acesso à experiência, de forma mais inclusiva.
Mauro Sousa, diretor-executivo da MSP Estúdios, destaca a conexão do personagem entre arte e meio-ambiente. “A exposição Chico Bento e os Guardiões da Natureza é uma instalação poética que traduz, por meio da linguagem artística, tudo o que o personagem representa: o cuidado com o planeta, a valorização da natureza e o olhar afetuoso para a vida no campo.”
Para mais informações, acesse o site oficial da exposição.