A CazéTV é um fenômeno indiscutível. Mas como todo fenômeno, à medida em que se alcança muitas pessoas, é impossível escapar dos mais críticos. Nos últimos meses, a transmissão realizada pelo canal tem sido criticada por diversos internautas por ser coloquial demais, e priorizar o humor diante do esporte. No último domingo, a emissora digital aproveitou a final da Copa do Mundo de Clubes da FIFA para anunciar a transmissão de todos os 104 jogos da Copa do Mundo de 2026. Durante o anúncio, reservou um bom espaço para uma espécie de manifesto em favor de si mesma, rebatendo as críticas.
Ao som de My Way, hit conhecido mundialmente na voz de Frank Sinatra, o vídeo traz alguns pedidos de desculpas, ao mesmo tempo em que tenta associar o estilo de transmissão “sem padrão” da CazéTV ao estereótipo do brasileiro. “Você gosta mais do padrão tático de lá? Organizado, certinho, estruturado, pragmático? Beleza, pô. Mas por aqui a gente não segue este padrão. E nem padrão nenhum.”, afirma o texto em clara referência às transmissões da TV Aberta tradicional, que prezam por uma abordagem mais formal e focada no esporte. Veja o vídeo:
No Instagram, onde o vídeo já ultrapassava 3 milhões de visualizações no momento em que eu escrevia este texto, a imensa maioria dos comentários eram positivos. “Mano, nunca na vida teríamos transmissão gratuita de grandes jogos, simplesmente a 01 do mundooooo 🔥”, afirmava um dos comentários com mais engajamento. Já no Twitter, a publicação com mais de 5 milhões de visualizações trazia uma série de críticas. “Eu acho bom jogos no YouTube, só não gosto da transmissão da cazétv por conta das conversas paralelas que tem na transmissão, estraga o momento do jogo.”, dizia uma das resposta.
Confira o texto do vídeo na íntegra:
“A gente queria pedir desculpas. Sério mesmo. Desculpa pelos milhares de palavrões. Desculpa pelos gritos. Pelos sustos, pelos exageros. Desculpa pelas quebras de protocolo em campo, nas comemorações fora de hora, nas entrevistas. Desculpa pelas piadas de 5ª série. Ah, desculpa também se em vários momentos a emoção falou mais alto do que a razão. Desculpa por te fazer acreditar, mesmo quando não dava. Talvez até desse, vai saber. É que a gente também acreditava, sabe?
Já tava na hora da gente se desculpar por tudo isso. Mas agora presta atenção. Tem uma coisa que a gente não pode e nem vai pedir desculpas nunca. O nosso jeito. Por ser quem a gente é. Desse jeito brasileiro. Às vezes exagerado, sonhador, emocionado. Você gosta mais do padrão tático de lá? Organizado, certinho, estruturado, pragmático? Beleza, pô. Mas por aqui a gente não segue este padrão. E nem padrão nenhum.
Quando eu digo a gente, sou eu. É você. Somos todos nós. Que grita, que zoa, que sofre, que vibra. Porque a gente sente de verdade. E a verdade é: A Copa do Mundo FIFA 2026 é nossa. Agora é oficial. Pode espalhar pra geral. Vamos transmitir todos os jogos da Copa do Mundo FIFA 2026. Inteira. Todos os jogos. Não porque alguém deixou, mas porque vocês fizeram acontecer. E vamos fazer isso tudo juntos. Tudo do jeito que sabemos fazer. Do nosso jeito”.