A Mattel tem dado bons passos em busca da inclusão. A marca já anunciou o lançamento de uma Barbie cega em parceria com a “American Foundation for the Blind” e bonecas em homenagem a brasileiras PCDs, agora visando aumentar a representação e inspirar mais crianças, a Barbie ganha sua primeira versão com diabetes tipo 1 (DM1).
Assim como fez com a American Foundation for the Blind, para essa edição a marca realizou uma parceria com a Breakthroug T1D, principal organização global de pesquisa e defesa do diabetes tipo 1, que tem o compromisso de acelerar os avanços transformadores para curar, prevenir e tratar a doença e suas complicações.
Para reproduzir fielmente essa realidade, o design da boneca incorpora um sensor contínuo de glicose posicionado no braço, facilitando o monitoramento da condição, além de uma bomba de insulina fixada na cintura que permite a administração automática de insulina quando necessário.
A Barbie foi criada usando uma blusa com estampa de bolinhas e uma saia coordenada com detalhes franzidos. De acordo com a Mattel, tanto a cor azul quanto os elementos circulares fazem referência aos símbolos universais de conscientização sobre diabetes.
Complementando o lançamento, a empresa também prestou homenagem a duas embaixadoras globais e ativistas da causa do diabetes tipo 1: a instrutora da Peloton Robin Arzón, nos Estados Unidos, e a modelo Lila Moss, no Reino Unido, criando bonecas Barbie personalizadas em sua honra.
A diabetes tipo 1 é uma condição autoimune crônica em que o pâncreas produz insulina insuficiente ou nenhuma insulina, resultando na necessidade de terapia com insulina e no risco de desenvolver complicações tanto imediatas quanto tardias.
A boneca Barbie com diabetes tipo 1 já está disponível na Mattel Shop e em algumas lojas dos Estados Unidos, mas ainda não há confirmação e nem uma data para a chegada da mesma aqui no Brasil.