Parece que foi ontem que vimos o surgimento de um fantasy game voltado para o mercado do futebol e agora, esse mesmo fantasy game, Cartola está celebrando vinte anos de existência. Em uma parceria da Petrobras com a Globo, agora o jogo dá um novo passo em direção à novos públicos com o “Cartola Feminino Petrobras”.
Com lançamento programado para agosto, os usuários que acessarem o game poderão participar tanto do Bolão do Brasileirão Feminino, em que cartoleiras e cartoleiros dão palpites nas rodadas, acumulando pontos a cada acerto, quanto do fantasy game, no desempenho de times fictícios escalados com atletas reais, pontuando com base no desempenho das jogadoras nas partidas de verdade.
Segundo Ana Cláudia Esteves, gerente de Publicidade e Mídia da Petrobras, a ideia de lançar o ‘Cartola Feminino Petrobrás’ veio a partir dos patrocínios da marca na modalidade, que por sua vez, refletem as iniciativas de diversidade e inclusão da companhia. “Ficamos muito felizes com a parceria, ao perceber o esforço coletivo em transformar nossa sugestão em um projeto que representa tão bem a causa pela equidade. O projeto nasce com um objetivo claro: reafirmar o papel da Petrobras como a marca líder no incentivo ao futebol feminino no Brasil. E mais do que isso: queremos mobilizar a sociedade para algo ainda maior — a Copa do Mundo Feminina de 2027, que teremos a honra de sediar aqui no nosso país. e os milhões de fãs do Cartola são um público estratégico nessa missão”, celebra.
“O Cartola se transformou em um fenômeno cultural entre os fãs do futebol, promovendo rivalidades saudáveis e diversão entre amigos. Ampliar a oferta para o campeonato feminino ajuda a disseminar os jogos de excelente nível das nossas jogadoras e a tornar a modalidade ainda mais popular de um jeito interativo e orgânico”, acredita Daniel Martins, gerente de produto do Cartola.
O projeto é parte do investimento que a Petrobras faz no futebol feminino nas plataformas da Globo. Além do ‘Cartola Feminino Petrobrás’, o patrocínio envolve apoio no ge.globo, com presença da marca no ‘ge feminino’, agrupador de notícias da editoria do ge.globo, nas páginas de análises e interatividade como o ‘raio-x’, o ‘Chutaí’, o ‘Estrela da Rodada’ e em conteúdos em vídeos, contando inclusive com a presença de narradoras e comentaristas da Globo.
O Brasileirão feminino tem cobertura da Globo desde 2022. Neste ano, serão 52 transmissões no sportv e dez na TV Globo. A transmissão do Campeonato Brasileiro e de outras grandes competições, como a Supercopa Feminina, o Campeonato Paulista, a Libertadores, os amistosos da Seleção Brasileira e, em julho, a Copa América, reflete o compromisso contínuo da Globo com o fortalecimento do futebol feminino.

Celebrando 20 anos em 2025, o Cartola mudou a forma como os brasileiros acompanham futebol. Na versão masculina, o maior fantasy game da América Latina, os usuários montam seus times com os craques do Brasileirão em uma dinâmica em que precisam gerir seu patrimônio, investindo na compra e venda de jogadores, com o intuito de somar a maior pontuação ao final de todas as rodadas. Está disponível nas versões Free, sem nenhum custo, e PRO, com adesão a partir de uma assinatura que dá acesso a vantagens, passando pela possibilidade de participação em até 10 ligas e uso do painel com estatísticas.
Além do Cartola, a Petrobras está percorrendo 24 cidades brasileiras com a Caravana do Futebol Feminino Petrobras, projeto que promove o esporte com atividades digitais e presenciais. A iniciativa leva ao público histórias reais sobre o futebol feminino, oferece experiências interativas e realiza e ativações em escolas, praças, projetos sociais e clubes de base. Em cada parada são realizados eventos, oficinas, jogos e encontros com jogadoras. A Petrobras também possui a maior parceria já firmada na história do futebol feminino paulista e está investindo na construção do primeiro centro de treinamento para uso exclusivo do futebol feminino no Brasil, em Araraquara–SP.