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    As marcas brasileiras mais valiosas, de acordo com a Interbrand

    Estudo combina pesquisa com consumidores e análise de mercado

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    ✨ O que você precisa saber:

    • Estudo anual da Interbrand sobre Marcas Brasileiras Mais Valiosas completa 25 anos.
    • Novo ranking divulgado pela consultoria lista as 25 marcas mais valiosas do Brasil.
    • Itaú lidera a lista, seguido por Bradesco, Skol, Brahma e Banco do Brasil.

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    A consultoria de marcas Interbrand já ficou conhecida por seus estudos sobre o valor das marcas brasileiras. Há 25 anos o estudo Marcas Brasileiras Mais Valiosas tangibiliza o trabalho de equipes de marketing e comunicação em todo o país, com uma análise profunda das marcas que impulsionam a transformação dos negócios e da sociedade. Neste contexto que o novo estudo divulgado pela companhia estabelece um ranking com 25 marcas.

    Dos 5 primeiros lugares do ranking, 3 são instituições financeiras (Itaú, Bradesco e Banco do Brasil) e 2 são marcas de cerveja (Skol e Brahma). Além disso, 7 marcas ganharam posições, um número superior ao do ranking apresentado no ano passado. Duas marcas, no entanto, conseguiram retornar para o ranking neste ano, mostrando resultado de um trabalho árduo durante o último período analisado. Confira abaixo:

    Marcas Brasileiras Mais Valiosas 24/25

    Posição Marca Valor de mercado (em milhões) Crescimento
    1 Itaú 48622,35 3%
    2 Bradesco 27702,59 2%
    3 Skol 16228,45 -14%
    4 Brahma 14678,45 7%
    5 Banco do Brasil 10620,57 2%
    6 Natura 8621,57 -3%
    7 Nubank 5076,81 18%
    8 Petrobras 3466,03 -1%
    9 Vivo 3065,69 1%
    10 Magalu 2758,81 -10%
    11 Renner 1998,82 8%
    12 Stone 1995,97 7%
    13 XP 1837,8 -3%
    14 Drogasil 1522,62 10%
    15 Porto 1301,13 16%
    16 Ipiranga 1235,75 -3%
    17 Raia 1079,31 4%
    18 Claro 1058,54 1%
    19 Pagbank 864,36 19%
    20 Havaianas 826,43 -5%
    21 Assaí 792,58 9%
    22 Casas Bahia 760,99
    23 Atacadão 759,64 7%
    24 Arezzo 637,55 2%
    25 SulAmérica 632,73

    Top 4 em destaque

    Logo da marca Itaú em fundo azul, destacando o nome em letras prateadas sobre um fundo laranja.
    Logotipo da marca Itaú, líder do ranking de Marcas Brasileiras Mais Valiosas 24/25.

    Entre as empresas do ranking, vale trazermos um destaque para as 4 primeiras. Apesar de um crescimento tímido de 3% no último ano, a marca Itaú segue valendo cerca de 43% mais do que o segundo lugar do ranking, ocupado por outra marca de banco brasileira, o Bradesco. Nos terceiro e quarto lugares temos duas marcas de cerveja da Ambev: Skol, que apesar de ainda ser a 3ª marca mais valiosa do Brasil, viu retração de 14% do seu valor; e Brahma, que apresentou crescimento de 7%.

    Quem mais cresceu e quem mais perdeu valor de marca

    Um homem sorridente tira uma selfie enquanto segura uma caixa de cerveja Skol, com um ambiente de estúdio ao fundo.
    Skol mudou seu posicionamento nos últimos anos, passando a contar com nomes como Wesley Safadão.

    As empresas com maior crescimento do ano anterior para este ano foram Pagbank, com 19% de crescimento, Nubank, com 18% e Porto (16%). Já as marcas que amargaram as piores quedas em valor dentro do ranking estão Skol, com 14% de queda, Magalu, com -10% de valor de marca e Havaianas, que viu seu valor de marca cair em 5%.

    Se fizéssemos um ranking com as marcas ordenadas por crescimento, considerando apenas as 25 marcas citadas no estudo, teríamos o seguinte ranking

    As marcas brasileiras que mais cresceram no Interbrand 24/25

    Posição Marca Valor de mercado (em milhões) Crescimento
    1 Pagbank 864,36 19%
    2 Nubank 5076,81 18%
    3 Porto 1301,13 16%
    4 Drogasil 1522,62 10%
    5 Assaí 792,58 9%
    6 Renner 1998,82 8%
    7 Brahma 14678,45 7%
    8 Stone 1995,97 7%
    9 Atacadão 759,64 7%
    10 Raia 1079,31 4%
    11 Itaú 48622,35 3%
    12 Bradesco 27702,59 2%
    13 Banco do Brasil 10620,57 2%
    14 Arezzo 637,55 2%
    15 Vivo 3065,69 1%
    16 Claro 1058,54 1%
    17 Petrobras 3466,03 -1%
    18 Natura 8621,57 -3%
    19 XP 1837,8 -3%
    20 Ipiranga 1235,75 -3%
    21 Havaianas 826,43 -5%
    22 Magalu 2758,81 -10%
    23 Skol 16228,45 -14%
    24 Casas Bahia 760,99
    25 SulAmérica 632,73

    Quem voltou

    As marcas Casas Bahia e Sulamérica provaram que nem tudo está perdido quando deixa de fazer parte do ranking. Como resultado de um bom trabalho realizado no período analisado pelo estudo, as duas marcas voltaram a aparecer, ocupando as posições 22 e 25, respectivamente.

    Top 5 implacável

    As 5 primeiras marcas listadas no ranking representam nada menos do que 74% do valor total da tabela apresentada pela Interbrand. O portfólio das 25 marcas totalizou R$158 bilhões, um crescimento de 1% em comparação com o período anterior.

    Metodologia

    A Interbrand, pioneira na avaliação de marcas desde 1988, oferece uma metodologia certificada pela ISO 10668 que analisa como a marca impulsiona o crescimento do negócio. Sua abordagem considera o desempenho financeiro, a influência da marca nas decisões de compra e sua força competitiva, fornecendo um roteiro para otimizar o impacto da marca em clientes, colaboradores e investidores.

    Entre as categorias avalias estão grandes redes de lojas (vestuário, pet shop, etc), calçados, cerveja, produtos de beleza e cosméticos, lojas de eletrodomésticos e móveis, postos de combustível, farmácias e drogarias, supermercados, bancos, cashback, cupons e recompensas, aplicativos, seguros (auto, vida, previdência, saúde), meios de pagamento (maquininha de cartão), telecom (TV, telefonia móvel ou fixa), saúde (hospitais, laboratórios e planos), locadoras de carro, lojas de construção, habitação e educação.

    Em parceria com a Provokers, a Interbrand realizou uma pesquisa quantitativa que apoiou a análise de força de marca. Foram entrevistadas 1230 pessoas, considerando homens e mulheres de todo o Brasil acima de 15 anos de idade, das classes A, B e C.

    Para saber mais sobre o estudo, você pode realizar o download do documento completo no site da Interbrand.

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