A consultoria de marcas Interbrand já ficou conhecida por seus estudos sobre o valor das marcas brasileiras. Há 25 anos o estudo Marcas Brasileiras Mais Valiosas tangibiliza o trabalho de equipes de marketing e comunicação em todo o país, com uma análise profunda das marcas que impulsionam a transformação dos negócios e da sociedade. Neste contexto que o novo estudo divulgado pela companhia estabelece um ranking com 25 marcas.
Dos 5 primeiros lugares do ranking, 3 são instituições financeiras (Itaú, Bradesco e Banco do Brasil) e 2 são marcas de cerveja (Skol e Brahma). Além disso, 7 marcas ganharam posições, um número superior ao do ranking apresentado no ano passado. Duas marcas, no entanto, conseguiram retornar para o ranking neste ano, mostrando resultado de um trabalho árduo durante o último período analisado. Confira abaixo:
Marcas Brasileiras Mais Valiosas 24/25
Posição | Marca | Valor de mercado (em milhões) | Crescimento |
---|---|---|---|
1 | Itaú | 48622,35 | 3% |
2 | Bradesco | 27702,59 | 2% |
3 | Skol | 16228,45 | -14% |
4 | Brahma | 14678,45 | 7% |
5 | Banco do Brasil | 10620,57 | 2% |
6 | Natura | 8621,57 | -3% |
7 | Nubank | 5076,81 | 18% |
8 | Petrobras | 3466,03 | -1% |
9 | Vivo | 3065,69 | 1% |
10 | Magalu | 2758,81 | -10% |
11 | Renner | 1998,82 | 8% |
12 | Stone | 1995,97 | 7% |
13 | XP | 1837,8 | -3% |
14 | Drogasil | 1522,62 | 10% |
15 | Porto | 1301,13 | 16% |
16 | Ipiranga | 1235,75 | -3% |
17 | Raia | 1079,31 | 4% |
18 | Claro | 1058,54 | 1% |
19 | Pagbank | 864,36 | 19% |
20 | Havaianas | 826,43 | -5% |
21 | Assaí | 792,58 | 9% |
22 | Casas Bahia | 760,99 | |
23 | Atacadão | 759,64 | 7% |
24 | Arezzo | 637,55 | 2% |
25 | SulAmérica | 632,73 |
Top 4 em destaque
Entre as empresas do ranking, vale trazermos um destaque para as 4 primeiras. Apesar de um crescimento tímido de 3% no último ano, a marca Itaú segue valendo cerca de 43% mais do que o segundo lugar do ranking, ocupado por outra marca de banco brasileira, o Bradesco. Nos terceiro e quarto lugares temos duas marcas de cerveja da Ambev: Skol, que apesar de ainda ser a 3ª marca mais valiosa do Brasil, viu retração de 14% do seu valor; e Brahma, que apresentou crescimento de 7%.
Quem mais cresceu e quem mais perdeu valor de marca
As empresas com maior crescimento do ano anterior para este ano foram Pagbank, com 19% de crescimento, Nubank, com 18% e Porto (16%). Já as marcas que amargaram as piores quedas em valor dentro do ranking estão Skol, com 14% de queda, Magalu, com -10% de valor de marca e Havaianas, que viu seu valor de marca cair em 5%.
Se fizéssemos um ranking com as marcas ordenadas por crescimento, considerando apenas as 25 marcas citadas no estudo, teríamos o seguinte ranking
As marcas brasileiras que mais cresceram no Interbrand 24/25
Posição | Marca | Valor de mercado (em milhões) | Crescimento |
---|---|---|---|
1 | Pagbank | 864,36 | 19% |
2 | Nubank | 5076,81 | 18% |
3 | Porto | 1301,13 | 16% |
4 | Drogasil | 1522,62 | 10% |
5 | Assaí | 792,58 | 9% |
6 | Renner | 1998,82 | 8% |
7 | Brahma | 14678,45 | 7% |
8 | Stone | 1995,97 | 7% |
9 | Atacadão | 759,64 | 7% |
10 | Raia | 1079,31 | 4% |
11 | Itaú | 48622,35 | 3% |
12 | Bradesco | 27702,59 | 2% |
13 | Banco do Brasil | 10620,57 | 2% |
14 | Arezzo | 637,55 | 2% |
15 | Vivo | 3065,69 | 1% |
16 | Claro | 1058,54 | 1% |
17 | Petrobras | 3466,03 | -1% |
18 | Natura | 8621,57 | -3% |
19 | XP | 1837,8 | -3% |
20 | Ipiranga | 1235,75 | -3% |
21 | Havaianas | 826,43 | -5% |
22 | Magalu | 2758,81 | -10% |
23 | Skol | 16228,45 | -14% |
24 | Casas Bahia | 760,99 | |
25 | SulAmérica | 632,73 |
Quem voltou
As marcas Casas Bahia e Sulamérica provaram que nem tudo está perdido quando deixa de fazer parte do ranking. Como resultado de um bom trabalho realizado no período analisado pelo estudo, as duas marcas voltaram a aparecer, ocupando as posições 22 e 25, respectivamente.
Top 5 implacável
As 5 primeiras marcas listadas no ranking representam nada menos do que 74% do valor total da tabela apresentada pela Interbrand. O portfólio das 25 marcas totalizou R$158 bilhões, um crescimento de 1% em comparação com o período anterior.
Metodologia
A Interbrand, pioneira na avaliação de marcas desde 1988, oferece uma metodologia certificada pela ISO 10668 que analisa como a marca impulsiona o crescimento do negócio. Sua abordagem considera o desempenho financeiro, a influência da marca nas decisões de compra e sua força competitiva, fornecendo um roteiro para otimizar o impacto da marca em clientes, colaboradores e investidores.
Entre as categorias avalias estão grandes redes de lojas (vestuário, pet shop, etc), calçados, cerveja, produtos de beleza e cosméticos, lojas de eletrodomésticos e móveis, postos de combustível, farmácias e drogarias, supermercados, bancos, cashback, cupons e recompensas, aplicativos, seguros (auto, vida, previdência, saúde), meios de pagamento (maquininha de cartão), telecom (TV, telefonia móvel ou fixa), saúde (hospitais, laboratórios e planos), locadoras de carro, lojas de construção, habitação e educação.
Em parceria com a Provokers, a Interbrand realizou uma pesquisa quantitativa que apoiou a análise de força de marca. Foram entrevistadas 1230 pessoas, considerando homens e mulheres de todo o Brasil acima de 15 anos de idade, das classes A, B e C.
Para saber mais sobre o estudo, você pode realizar o download do documento completo no site da Interbrand.