Se você passou pela rua Galvão Bueno, na Liberdade no último final de semana, talvez tenha notado um novo estabelecimento diferenciado na região, o Duolingo Maid Café. O aplicativo de aprendizagem de idiomas Duolingo aproveitou a chegada do curso de japonês e coreano para usuários brasileiros para uma ação diferenciada no estilo que a corujinha verde já está acostumada.
“Vocês encheram o saco… quer dizer, pediram muito e eu lancei! E agora quero ver vocês chegando pra tomar um café delicioso comigo na Liberdade! Tô te esperando por lá! じゃあね (até mais, em japonês)”, brincou o perfil do Duolingo Brasil em publicação nas redes sociais.
O Duolingo Maid Café é resultado de uma parceria da companhia com o Chest of Wonder Maid Café, um café já bastante conhecido do público que frequenta o local. Entre os itens, os clientes podiam encontrar um Frappe dos Otakus, Chá Verde, Pernil SanDuo, Duogiris e o Pudim de Coruja, uma panna cotta inspirada na coruja mascote do Duolingo.
Críticas pelo uso de IA
Não importa o assunto que o Duolingo aborde nas redes sociais, o público parece bastante empenhado em não esquecer a notícia de que a empresa da corujinha verde vem substituindo trabalhadores reais por Inteligência Artificial. “O café com duo senp A.I.?”, ironizou um usuário do Instagram na rede social em um dos comentários com mais engajamento na publicação. “ok agora drope a IA e recontrate a galera”, recomendou outro.
O Duolingo é amplamente conhecido dentro das conversas sobre Marketing e Comunicação por ter desenhado uma abordagem blindada de críticas e cancelamentos por sempre realizarem uma autocrítica e contornarem as situações. Aparentemente a substituição de funcionários por IA parece ser um tabu até mesmo para o rei das zoeiras.