O Figma é um caso de sucesso mundial. A ferramenta de design e desenvolvimento colaborativo amplamente utilizada por profissionais em todo o mundo acaba de ganhar uma versão oficial em português brasileiro. Antes os usuários que desejassem utilizar o aplicativo, deveriam utilizar ferramentas de tradução do próprio navegador para compreender os itens, ou então utiliza-lo em idiomas como o inglês, japonês, coreano ou espanhol; o que dificultava o aprendizado na plataforma.
Entre as novidades estão a tradução completa da interface com adaptações culturais e puorte dedicado em português brasileiro. Com esta mudança, o processo de adoção do software lançado em 2016 por Dylan Field e Evan Wallace deve ser ainda mais acelerada no Brasil. “Nossa missão é tornar o design acessível a todas as pessoas, o que implica romper barreiras linguísticas. Ao incluirmos o português à nossa lista de idiomas suportados, conseguimos atender melhor à nossa comunidade global,” afirmou Yuhki Yamashita, chief product officer (CPO) do Figma. “Estamos comprometidos em encontrar nossos usuários onde eles estão — e oferecer ferramentas que sejam naturais e intuitivas em seu próprio idioma é parte fundamental desse compromisso.”
Figma em português
O Figma já conta com uma base sólida de clientes e membros da comunidade no Brasil e atende muitas das maiores empresas do país, bem como suas startups mais recentes. O sucesso da ferramenta foi tão grande que a Adobe, um dos maiores nomes do segmento, tentou comprar a empresa há alguns anos, porém as negociações acabaram não sendo concluídas.
Empresas como iFood, Itaú Unibanco, Mercado Livre, Nubank, Sicredi, TOTVS e BTG Pactual já utilizam a plataforma para design colaborativo e desenvolvimento de produtos. Hoje, mais de um terço das empresas brasileiras listadas no Ibovespa utilizam o Figma.
Só no último ano, foram criados quase 5,5 milhões de arquivos Figma no Brasil. Em média, mais de 85.000 arquivos Figma são editados diariamente em todo o país. E a filial paulista dos Amigos do Figma — uma comunidade inclusiva de criadores administrada por usuários do Figma — conta com quase 1.000 membros ativos, sendo a maior do Brasil.
“O Figma transformou a forma como nossas equipes colaboram em todo o processo de design, desde a ideação até a prototipagem e a codificação, tornando-se uma ferramenta essencial em nossos fluxos de trabalho diários”, afirma Fabrico Dore, Diretor de Experiência e Design do maior banco privado da América Latina, o Itaú Unibanco. “Ter a versão totalmente localizada em português elimina atritos e democratiza o acesso para ainda mais colaboradores, nos ajudando a proporcionar experiências excepcionais aos nossos clientes.”
A presença global da Figma está se expandindo, com aproximadamente 85% de seus usuários ativos mensais no quarto trimestre de 2024 localizados fora dos Estados Unidos, e mais de 50% da receita proveniente de mercados fora dos EUA em 2024. Cerca de dois terços dos usuários ativos mensais no quarto trimestre de 2024 se identificaram além das funções tradicionais de design, com cerca de 30% se identificando como desenvolvedores.
A localização acompanha a expansão contínua de produtos da Figma, projetada para dar suporte ao processo de desenvolvimento de produtos de ponta a ponta, da ideia à realidade.
Mais informações no blog oficial do Figma.