O Corinthians e a Nike apresentaram sua nova camisa principal, uma peรงa que carrega em seu design a histรณria e o orgulho de uma das maiores conquistas do futebol brasileiro. Inspirado no mundial de clubes de 2000, o uniforme busca “resgatar a emoรงรฃo aquele tรญtulo inesquecรญvel”, quando o Corinthians fez histรณria, alรฉm de reafirmar a identidade corinthiana celebrando o passado enquanto constrรณi o futuro.
A vitรณria conquistada no Maracanรฃ, diante de mais de 73 mil torcedores, foi um marco nรฃo apenas para o clube, mas para todo o futebol nacional. Naquele dia o Corinthians se tornou o primeiro time brasileiro a erguer a taรงa de campeรฃo mundial reconhecida pela entidade mรกxima do futebol, consolidando sua grandeza em nรญvel global. Na รฉpoca, รฉ importante lembrar, o patrocรญnio do uniforme era da Topper. E a camisa contava com o patrocรญnio Master da Batavo.
Para traduzir essa histรณria no novo manto, a Nike desenvolveu um design autรชntico e repleto de simbolismo, reforรงando a conexรฃo forte entre o time e sua torcida.
“Esta camisa รฉ mais do que um uniforme โ ela carrega toda a emoรงรฃo e a grandeza de um momento que marcou para sempre nossa histรณria. O primeiro Mundial do Corinthians estarรก eternamente em nossos coraรงรตes. Um tรญtulo vencido no campo, visto e reconhecido por todos“, disse Augusto Melo, presidente do Corinthians.
A camisa รฉ inteiramente branca, com as รกreas do ombro em preto, e o escudo do Corinthians e o swoosh (logomarca da Nike) centralizados no peito, em referรชncia ร icรดnica camisa campeรฃ mundial. As fontes de nome e nรบmero foram redesenhadas a partir da versรฃo daquele ano histรณrico, agora com traรงos modernizados e desenvolvidos pelo prรณprio clube.
A nova tipografia รฉ uma releitura contemporรขnea da fonte utilizada em 2000, com uma faixa prateada cruzando os nรบmeros โ uma alusรฃo ao Jubileu de Prata da conquista, que marca 25 anos da conquista do mundial. Todos os nรบmeros trazem o escudo semelhante ao exibido no clรกssico telรฃo do Maracanรฃ no momento da final, e o destaque especial vai para o nรบmero 8, usado pelo capitรฃo naquela decisรฃo, que ganha uma silhueta em referรชncia ao trofรฉu erguido pelos jogadores. Dentro da gola, ร altura do pescoรงo, um emblema com a inscriรงรฃo “Todo Poderoso Timรฃo” homenageia o grito que ganhou popularidade durante a competiรงรฃo e empurrou o Corinthians rumo ao tรญtulo.
“A parceria com o Corinthians vai muito alรฉm de criar uma camisa de futebol โ รฉ sobre valorizar a histรณria do clube e inspirar a nova geraรงรฃo de corinthianos. Este ano, enaltecemos a loucura do fiel torcedor que jogou junto com o time, cantando sem parar na histรณrica final do Primeiro Mundial de Clubes, em 2000. Para nรณs, รฉ uma honra eternizar um momento tรฃo importante da histรณria do clube, com inovaรงรฃo, tecnologia e sustentabilidade”, destaca Gustavo Viana, diretor de Marketing da Fisia, distribuidora oficial da Nike no Brasil.
Campanha “O dia que a loucura virou mundial”
A loucura e o orgulho corinthiano sรฃo os pontos de partida para a campanha de lanรงamento das novas camisas. Com o conceito โO dia que a loucura virou mundialโ, a campanha โ assinada pela agรชncia Wieden+Kennedy SP e idealizada em parceria com a agรชncia Ideal Axicom โ mistura jogadores que estiveram em campo no Mundial de 2000, atletas atuais e torcedores para traduzir tudo o que essa data representa para esse bando de loucos. Participam da campanha o rapper Veigh e a criadora de conteรบdo digital Cruela; os ex-jogadores campeรตes mundiais Edรญlson e Fรกbio Luciano; o lendรกrio roupeiro do clube, Edรญzio Borges; e os atletas do elenco profissional masculino e feminino: Yuri Alberto, Talles Magno, Rodrigo Garro, Andressa Alves e Gi Fernandes.
Mini-doc Corinthians 2000
Com o objetivo de resgatar a emoรงรฃo da conquista e apresentar ร nova geraรงรฃo o contexto da รฉpoca, a Nike e o Corinthians, em parceria com o canal esportivo Peleja, apresentam o mini-documentรกrioย Corinthians 2000. A obra mergulha profundamente nos aspectos culturais, sociais e esportivos que marcaram o inรญcio dos anos 2000, explorando como o Mundial de Clubes daquele ano impactou o futebol brasileiro. Em um cenรกrio de virada de sรฉculo โ com o temor do bug do milรชnio, receios sobre um possรญvel “fim do mundo” e uma internet banda larga ainda incipiente โ o filme resgata memรณrias e significados desse momento histรณrico.
Com entrevistas de ex-jogadores que participaram do torneio, jornalistas estrangeiros que cobriram o campeonato, torcedores e nomes emblemรกticos do futebol, o mini-doc traรงa um retrato fiel da magnitude do primeiro tรญtulo mundial de um clube brasileiro reconhecido pela entidade mรกxima do futebol. O conteรบdo estarรก disponรญvel nos canais do Peleja no Instagram e no YouTube na prรณxima semana.
Desenvolvimento Tecnolรณgico
A camisa versรฃo “jogador” conta com a mais recente tecnologia Nike Dri-Fit ADV (Advanced Functional Innovative Technologies ou Tecnologias de Inovaรงรตes Funcionais Avanรงadas) e representa o รกpice da inovaรงรฃoย emย vestuรกrio esportivo da Nike. O Dri-FIT ADV usa os materiais bรกsicos encontrados no DRI-FIT โ tecido que afasta o suor da pele para uma evaporaรงรฃo mais rรกpida โ e os eleva a um prรณximo nรญvel, por meio de uma engenharia que mapeia e estuda o corpo dos atletasย emย movimento, utilizando nรฃo sรณ mรฉtodos de construรงรฃo inovadores, mas as percepรงรตes dos prรณprios atletas para proporcionar o mรกximo desempenho durante o jogo.
Jรก a versรฃo “torcedor” conta com o mesmo design, mas com o tecido Dri-FIT, feito de microfibras de poliรฉster. Elas absorvem o suor da pele e o transporta para a superfรญcie do tecido, onde evapora rapidamente. Isso ajuda a manter o corpo fresco e seco, mesmo durante os treinos mais intensos.
Sustentabilidade e Impacto Ambiental
A sustentabilidade รฉ parte central de todos os uniformes criados pela Nike. Por isso, desde 2010, todos os kits sรฃo fabricados com poliรฉster feito de fibra de garrafas plรกsticas. As garrafas sรฃo higienizadas, fragmentadasย emย flocos e entรฃo convertidasย emย microplรกsticos que sรฃo derretidos e transformadosย emย fios de alta qualidade. Este processo garante um desempenho mรกximo para a performanceย emย campo e menor impacto ambiental. Desde 2010, a Nike desviou bilhรตes de garrafas plรกsticas de aterros com essa inovaรงรฃo.ย
Preรงo e Disponibilidade
A camisa estarรก disponรญvel neste sรกbado (26/04) em Nike.com, no Nike App, Centauro.com.br, Shoptimรฃo.com.br, e lojas selecionadas da Nike, Centauro e Poderoso Timรฃo.