A Páscoa é o momento mais importante do ano para o mercado de chocolates. A Lacta, marca da Mondelēz Brasil líder em ovos de Páscoa no país, tem papel fundamental nessa história. De olho nesse cenário, Lacta aposta em ativações inovadoras para fortalecer sua presença nos pontos de venda do Brasil e transformar a experiência de compra. Um caminho imersivo em um adesivo de chão de até 111 metros, conduz o consumidor desde a entrada do estabelecimento até a tradicional parreira de ovos e a gôndola de chocolates.
A ação desenvolvida em parceria com a Score está presente em lojas de São Paulo e Mato Grosso do Sul. A maior delas, com um adesivo de 111 metros, na unidade do Roldão Franco da Rocha, em São Paulo, combinando elementos visuais que despertam o desejo pelo chocolate com a assinatura de Lacta: “A Páscoa está em cada pedacinho”. O material guia o consumidor até a área de exposição dos produtos, aumentando a expectativa e o encantamento a cada passo, até chegar às tão aguardadas parreiras de ovos de Páscoa.
Ao GKPB, Patricia Menezes, diretora sênior de Trade Marketing da Mondelez Brasil comentou um pouco sobre a estratégia. Confira:
1. Qual a importância do trade marketing na estratégia da Mondelēz? E especificamente no período de Páscoa?
O trade marketing tem um papel estratégico dentro da Mondelēz porque é responsável por transformar a jornada de compra em uma experiência encantadora. Atuamos desde o planejamento até a execução no ponto de venda, garantindo que o consumidor encontre os nossos produtos da forma certa, no lugar certo e no momento certo. Na Páscoa, que é a data mais relevante para o setor de chocolates, esse trabalho ganha ainda mais protagonismo. É quando unimos todas as frentes — desde o portfólio até a experiência de compra — para oferecer uma jornada memorável, tanto em lojas físicas quanto no online, refletindo o carinho que essa data representa para os brasileiros.
2. Quais foram as inovações que trouxeram para este ano e como isso impacta a experiência de compra dos clientes?
Para a Páscoa de 2025, um dos destaques foi a criação dos “caminhos mágicos” da Lacta em grandes lojas de atacarejo. Transformamos o ponto de venda em uma verdadeira jornada afetiva, inspirada no gesto de esconder ovos para as crianças, criando uma experiência imersiva e emocional. Também investimos em espaços instagramáveis e ações interativas em parceria com clientes como as Lojas Americanas, além de lives de vendas e ativações online. Tudo isso contribui para uma experiência mais rica, envolvente e, claro, para fortalecer o vínculo do consumidor com nossas marcas e com o próprio varejo.
3. Na estratégia desenvolvida em parceria com a Score, vemos que não só os ovos de Páscoa têm destaque no período, como outros produtos do portfólio também. Por quê?
A nossa estratégia parte da premissa de que a Páscoa precisa atender a todos os hábitos, necessidades e momentos de consumo- e isso passa por um portfólio completo, que contemple desde os tradicionais ovos até tabletes, caixas de variedades. Ao ampliar as opções, também conseguimos estimular diferentes momentos de consumo e alavancar a performance da categoria como um todo. A parceria com a Score e com a área de trade foi fundamental para cocriar ativações que abraçam essa diversidade de produtos de forma eficiente e criativa no ponto de venda.
4. Como a estratégia nesse período estimula as vendas no resto do ano?
A sazonalidade é um ponto de partida para impulsionar a categoria ao longo de todo o ano. Quando a gente transforma o ponto de venda em um território de marca, criamos vínculos emocionais com o consumidor que perduram para além da data comemorativa. Além disso, todo o aprendizado, a colaboração com os varejistas e a eficiência operacional construída na Páscoa servem de base para futuras ativações e melhorias contínuas. Estamos constantemente evoluindo nossa abordagem, com foco em inovação, execução e colaboração, para que os bons resultados da Páscoa se desdobrem em oportunidades comerciais sustentáveis durante o ano todo.
“O trade marketing vem ganhando cada vez mais relevância nos planos das marcas, principalmente no retail e não é diferente com a Mondelēz International. A páscoa é uma data que desperta desejos, nada melhor do que mexer com os sentidos dos consumidores no ponto de venda para ter mais relevância e preferência na hora da compra. Transformamos os pontos de venda em verdadeiros cenários de páscoa de Lacta da marca, acompanhando os clientes em toda a jornada de compra, oferecendo diversas opções de chocolates e presentes, e convidando os clientes a mergulharem no mundo Lacta”, explica Albano Neto, CSO da Score.
Além dos adesivos imersivos, Lacta criou também ambientes exclusivos nas lojas da Americanas dos shoppings Interlagos (SP) e Plaza Niterói (RJ). Os espaços, totalmente ambientados e instagramáveis, incluem adesivos de vitrine, pórtico temático, painéis de LED para fotos, displays especiais e um destaque para o novo ovo Bis Branco — produto vendido com exclusividade nas lojas físicas, site e app da varejista. A proposta é transformar o ponto de venda em um território Lacta, convidando o consumidor a interagir de forma mais próxima com a marca e reforçando o vínculo emocional por meio de uma experiência que vai além do produto.
Em 2024, impulsionado por datas como essa, o segmento de chocolates foi um dos que mais cresceu no varejo alimentar, com faturamento de R$ 22 bilhões, tornando-se a terceira maior categoria do setor.