Quando órgãos públicos organizam shows e eventos com o uso de dinheiro público, é comum receberem uma série de críticas de desperdício de dinheiro da população. Não por acaso, o prefeito do Rio de Janeiro vem recebendo uma série de críticas nos seus canais sociais oficiais a respeito da participação da prefeitura no evento Todo Mundo no Rio, que trará a cantora Lady Gaga de volta ao Brasil após 13 anos. E foi pensando justamente em enfrentar essa onda de desinformação que o prefeito sequer esperou a poeira do anúncio da atração principal baixar para publicar em suas redes sociais que já haviam garantido o equivalente a 46 milhões de dólares em earned mídia, ou seja, publicidade gratuita ao redor do mundo.
“Só o anúncio da Lady Gaga já deu esse retorno pro Rio. Precisa desenhar mais? Todo mês de maio daqui pra frente é #TodoMundoNoRio”, afirmou o prefeito em seu perfil no X. A publicação exibia ainda quatro prints, que demonstravam alguns gráficos de monitoramento das menções do evento. O documento mostra que foram pelo menos 804 menções ao evento em grandes veículos de notícias online e rádio monitorados. Isso teria gerado uma audiência equivalente a 3,4 bilhões de pessoas entre veículos online e impressos, além de 817 mil pessoas por meio do rádio, totalizando US$ 46.253.421 em publicidade.
Entre os países com mais menções relacionadas ao evento estão Brasil, Estados Unidos e Reino Unido. Há ainda um destaque para países como Canadá, Argentina, Índia e Austrália. Confira:
— Eduardo Paes (@eduardopaes) February 23, 2025
O valor sequer considera os milhões de reais recebidos em contratos relevantes com marcas como Corona, Santander, Guaraná Antarctica e Deezer para o patrocínio do evento. Além disso, o Todo Mundo no Rio deverá ser realizado apenas no dia 3 de maio. Até lá, o evento deverá ganhar muitas outras matérias relevantes ao redor do Brasil e do mundo.