Os indivíduos nascidos entre 2010 e 2024 são chamados de Geração Alpha. A ideia do nome, inclusive, é fazer um reset para a primeira geração que nasceu e cresceu em um mundo totalmente dominado pelas interações digitais. A maioria dos membros da Geração Alpha é de filhos da Geração Y (Millennials). Diferentemente dos Millennials e da Geração Z, que se adaptaram rapidamente às mudanças da tecnologia durante a vida, a Geração Alpha já nasceu totalmente imersa neste universo, sem muitas vezes compreender o conceito de diferenciação do que é real e o que é digital.
A Geração Alpha nasceu em meio a uma queda nas taxas de fertilidade em grande parte do mundo e também experimentou os efeitos da Pandemia de COVID-19 ainda quando criança. Para eles, o entretenimento tem sido cada vez mais dominado pela tecnologia eletrônica, com destaque para o impacto das Redes Sociais e dos serviços de streaming em suas vidas.
Origem do nome Geração Alpha
O termo “Geração Alpha” foi cunhado pelo sociólogo australiano Mark McCrindle para designar a primeira geração nascida inteiramente no século XXI. A escolha da letra “Alpha” não foi aleatória, e carrega consigo um significado simbólico.
A escolha do “Alpha” simboliza um novo começo de uma geração que nasce em um mundo totalmente diferente de seus predecessores Baby Boomers, Geração X, Geração Y (Millennials) e Geração Z. Esta é uma geração que carrega consigo o pioneirismo e a responsabilidade de moldar um futuro totalmente influenciado pelo digital.
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Características da Geração Alpha
Com uma vida moldada pela acessibilidade à tecnologia, uma das principais características dessa geração é a hiperconectividade. Os nativos da geração Alpha têm acesso a uma infinidade de estímulos e informações, o que os torna altamente adaptáveis e curiosos. A conectividade da internet aliada a smartphones, tablets e diversos apps fazem parte do dia a a dia desse público, influenciando não só seus hábitos de consumo, como também o seu aprendizado e sua socialização. Isso também pode ocasionar uma perda de foco e uma atenção mais limitada.
Outra característica marcante da Geração Alpha é a individualidade e o empreendedorismo. Crescidos em um ambiente que valoriza a autonomia, esses indivíduos estão mais propensos a buscar soluções inovadoras e construir seus próprios caminha com a ajuda da internet. As discussões de diversidade iniciadas por outras gerações permitiram que a Geração Alpha não só encontrasse valor neste assunto, mas pudesse se beneficiar de uma sociedade mais aberta e plural. Por isso, estes valores são importantes para esta geração, que busca construir um mundo mais justo e igualitário.
Presentes em um mundo onde a discussão sobre os impactos do consumo no planeta, a Geração Alpha também valoriza muito (e até tem um certo receio) do tema sustentabilidade. Para eles, as marcas têm a obrigação de se alinharem a seus valores. Afinal, em um universo cercado de diferentes opções proporcionados pela globalização digital, opções não faltam.
Preocupação com saúde mental e bem-estar que promovam o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional já vem sendo notado nos pertencentes à Geração Z, mas também deve ser uma característica a ser desenvolvida nesta geração à medida em que sua população iniciar o processo de entrada no mercado de trabalho. Em um mundo de tanta informação e conectividade, os momentos de desconexão valem ouro.
Como as marcas poderão se conectar com a Geração Alpha?
A Geração Alpha está em constante evolução, se modificando na mesma velocidade em que a sociedade. As marcas que desejarem se conectar à Geração Alpha devem transmitir autenticidade e praticidade. Oferecendo agilidade, personalização de produtos e demonstrando propósito e engajamento com a sociedade e com o planeta. Uma relação baseada na confiança e em valores compartilhados é tudo o que o consumidor da Geração Alpha busca no longo prazo.
As plataformas digitais são a casa dessa geração, não se esqueça. Por isso, é importante encontrá-los onde eles mais se sentem à vontade e com quem eles mais se sentem à vontade. Por este motivo, a colaboração com influenciadores de comunidades às quais estes consumidores pertencem será fator chave na decisão de compra. Produtos que os ajudem a sentir mais seguros de si, como educação e estímulos a um desenvolvimento pessoal também serão bem recebidos por esta geração.
Com o avanço e o domínio das tecnologias, a inteligência artificial é parte fundamental do seu dia a dia e não é vista como uma ameaça, mas sim como uma ferramenta útil que possui suas próprias limitações. A conexão real e humana passa a ser ainda mais relevante e valorizada por estes indivíduos, que buscam nas marcas experiências que permitam dar valor à vida.