Início Inovação Programa de fidelidade do Nubank é inovador, mas desnecessário

Programa de fidelidade do Nubank é inovador, mas desnecessário

O Nubank iniciou nesta semana uma fase de testes do seu programa de recompensas “Nubank Rewards” que permitirá “apagar” compras realizadas no cartão de crédito de forma rápida e sem a necessidade de parceria com terceiros por meio de pontos gerados a cada compra.

Nubank Rewards

A novidade era um dos itens mais aguardados pelos clientes e fãs da marca brasileira. Afinal, um programa de pontos que dispensasse terceiros e fosse prático a ponto de permitir apagar itens diretamente da fatura é realmente inovador, mas acabou deixando muito a desejar por diversos motivos.

Taxa de Anuidade

Se tem uma coisa que o Nubank era reconhecido era pelo fato de não cobrar anuidade de seus clientes. Isso pode parecer pouca coisa, mas era uma assinatura do cartão roxo. No entanto, para participar do programa de recompensas os consumidores irão precisar pagar uma taxa de R$ 19,90 ao mês ou então uma vez só de R$ 190,00.

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Baixo retorno

Cada real gasto no cartão é convertido para um ponto. Não há uma relação direta a quanto vale cada ponto, mas existem alguns exemplos publicados na divulgação do Rewards. O Nubank chega a mencionar que seriam necessários, por exemplo, 3.686 pontos para “apagar” uma assinatura de R$ 19,90 da Netflix.

pontos-para-apagar-compra-nubank-rewards

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Fazendo as contas rápidas, o usuário de um grupo no Facebook calculou os pontos e chegou à conclusão de que seria necessário consumir pelo menos cerca de R$ 3 mil por mês para pelo menos ficar no zero-a-zero com o cartão e não sair no prejuízo. Isso é muito mais do que qualquer consumidor comum poderia imaginar consumir no cartão de crédito.

Para um outro público, eu sei. Mas que público?

A partir das contas acima a gente pode perceber que o Nubank Rewards é realmente para um público de nicho, que consome grandes quantias no cartão e ainda não migrou para o Nubank por ser apegado ao retorno que os programas de fidelidade podem proporcionar. Mas a questão é: esse público precisa mesmo do Nubank?

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Os cartões de outros bancos já fazem algo extremamente parecido há anos, além do mais têm parcerias vantajosas que permitem compartilhar pontos entre diversos cartões e programas de fidelidade diferentes. E se for pra pagar anuidade no banco e no Nubank, qual a necessidade de mudança?

Continua igual, mas diferente…

É fato que tudo continua o mesmo para quem não quiser participar do programa no sentido lógico das coisas, mas muitos consumidores que têm uma relação afetiva com a marca estão decepcionados com a novidade.

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Afinal, além de não acrescentar em praticamente nada para grande parte do público, fragmentou e diluiu a filosofia Nu a algo parecido com o carnê do Baú da Felicidade que minha mãe pagava todo mês e depois pegava um valor um pouco maior em produtos nas lojas do Silvio Santos.

Comentário encontrado em um grupo de entusiastas do cartão Nubank.

Outro problema que deverá acabar acontecendo é que alguns mais desinformados achem que agora o cartão irá passar a cobrar anuidade. Não foram poucos os posts que eu vi de pessoas que não entenderam muito bem a proposta e acabaram achando que o Nubank iria “passar a cobrar anuidade” ao invés de apenas ter uma opção a mais.

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Vale lembrar que esta ainda é uma fase beta e que o Nubank ainda tem muitas questões a resolver. E nós estamos ansiosos para ver como será. Por enquanto o saldo é de pouca novidade e muita complicação. Algo que a gente já tá bem acostumado com as instituições financeiras tradicionais.

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