Uma das coisas que eu acho mais fascinantes em Comunicação é a possibilidade de explorar diversos outros mundos de forma dinâmica e prazerosa, ao mesmo tempo em que trabalho minhas habilidades comunicativas. De olho nisso, o colégio Bandeirantes de São Paulo se tornou o primeiro da América Latina a colocar a produção de comunicação dentro do currículo.
A escola já desenvolvia um projeto chamado Idade Mídia, que se encaixava na grade de atividade extracurricular, mas a partir deste ano a disciplina se tornou parte da grade curricular do primeiro ano do Ensino Médio.
Oficina de Mídia e Comunicação
Em cada bimestre os alunos criam produtos variados de comunicação que tenham alguma relevância na sociedade. Neste bimestre eles produziram cerca de 90 podcasts sobre trechos literários, que tratam de temas como o medo da morte, o preconceito e o multiculturalismo.
“As mídias fazem parte da cultura do jovem hoje, têm incidência na formação de sua identidade. Saber como são produzidas, ou o que vira ou não notícia, é algo fundamental para uma educação contemporânea”, disse o jornalista Alexandre Sayad, do MEL (Media Education Lab) que desenvolve o projeto junto ao Bandeirantes.
Com informações de: Catraca Livre.