O Facebook liberou silenciosamente a promoção de anúncios em imagens com mais de 20% de texto.
Alguns leitores afirmaram o Geek Publicitário que já conseguem ver uma nova versão da ferramenta “Text Overlay”, que permite ao usuário visualizar a intensidade de texto em uma determinada imagem.
Na nova ferramenta, a grid tool sai de cena para uma nova análise baseada em quatro categorias de concentração de texto: OK, Baixa, Média e Alta, que indicam ao anunciante o nível de qualidade do anúncio na plataforma de acordo com a quantidade de texto encontrada na imagem.
Exceções de texto que não tem impacto sobre seus anúncios.
- Cartazes de filmes
- Capas de livros
- Capas de álbuns
- Imagens do Produto – Quando um produto inteiro pode ser visto, e não apenas um zoom na imagem do produto.
- Cartazes para concertos/Festivais de música, espetáculos de comédia ou eventos esportivos
- Empresas baseadas em texto caligrafia, desenhos animados / quadrinhos, etc.
- App & jogo screenshots
- Texto Legal
- Infografia
Itens que contam como texto:
- Logos – Todo o logotipo baseado em texto é contado como texto independentemente do seu tamanho ou alinhamento
- Marca d’água – As marcas de água são considerados como texto, mesmo se eles são obrigatórios ou de acordo com suas diretrizes de marca
- Números – Todos os números são considerados como texto
Mas será que você deve utilizar mais que 20% de texto?
Vale lembrar que a ferramenta de limitação de 20% de texto do Facebook foi introduzida após diversos estudos realizados pela companhia detectarem que esta proporção de texto e imagem têm maior chance de engajamento do público.
A remoção da limitação deve ter impacto em casos mais específicos. Ou seja, não é porque agora é permitido um número maior de informações que você deve encher sua imagem de texto. A recomendação continua sempre a mesma: utilize o mínimo de texto possível.
Com informações de: Sean Clark. Dica da Geek Publicitária Caroline Ferradosa.