Mais
    InícioPublicidadeConarConar abre processo ético contra comercial de Volkswagen com Elis Regina

    Conar abre processo ético contra comercial de Volkswagen com Elis Regina

    Conselho vai investigar campanha após denúncias dos consumidores

    EM GKPB.COM .BR

    Publicidade

    ✨ O que você precisa saber:

    • A Volkswagen lançou um comercial icônico em que Elis Regina aparece para realizar um dueto com sua filha Maria Rita, utilizando inteligência artificial.
    • O CONAR decidiu iniciar um processo ético para investigar o uso da imagem de uma pessoa falecida em uma peça criada por meio de IA, analisando questões de respeitabilidade e veracidade.
    • O resultado do processo poderá afetar o mercado de IA e dos direitos de imagem no Brasil, com o julgamento previsto para ocorrer em até 45 dias.

    Muito se falou nas redes sociais na última semana sobre o icônico comercial da Volkswagen em que Elis Regina reaparece para realizar um dueto com sua filha Maria Rita. Entre questionamentos sobre direitos de imagem, inteligência artificial, o CONAR, Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária, decidiu se manifestar e instaurar um processo ético para investigar a peça criada pela AlmapBBDO.

    De acordo com matéria publicada pela jornalista Mônica Bergamo, da Folha, a representação foi aberta após o recebimento de queixa de consumidores que “questionam se é ético ou não o uso da inteligência artificial para trazer pessoa falecida de volta à vida como realizado na campanha”. O processo deve ainda analisar se herdeiros podem autorizar o uso da imagem de uma pessoa que já morreu para uma peça criada por meio de IA em cenas ficcionais.

    Relembre o anúncio

    O comercial em questão mostra Elis Regina dirigindo uma Kombi, enquanto sua filha Maria Rita dirige o novo ID.Buzz, veículo elétrico que chega celebrando os 70 anos da companhia. Assista:

    Ainda no mesmo dia, diversos usuários das redes sociais se mostraram bastante descontentes com o anúncio. De acordo com os diversos comentários, a propaganda seria uma ofensa à memória de Elis Regina (que se posicionava ativamente contra a ditadura) e ignorava o significado da própria canção. Isso porque recentemente a empresa teria reconhecido a cumplicidade com os órgãos de repressão brasileira e destinado R$ 36,3 milhões a ex-trabalhadores e iniciativas pró-memória.

    Vale lembrar que em 2014, o relatório final da Comissão Nacional da Verdade enumerou 53 empresas, estrangeiras e nacionais de portes variados, que contribuíram com a concretização do golpe de 1964.

    O resultado do processo deve ser decisivo para o futuro da publicidade e dos direitos de imagem no Brasil. Caso a campanha seja condenada pelo órgão, o mercado de IA pode ser profundamente afetado já no início de seu desenvolvimento. O caso deve ser julgado em até 45 dias.

    Leia a íntegra da nota do CONAR:

    “O Conar abriu hoje, 10 de julho, representação ética contra a campanha ‘VW Brasil 70: O novo veio de novo’, de responsabilidade da VW do Brasil e sua agência, AlmapBBDO, motivada por queixa de consumidores.

    Eles questionam se é ético ou não o uso de ferramenta tecnológica e Inteligência Artificial (IA) para trazer pessoa falecida de volta à vida como realizado na campanha, a ser examinado à luz do Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária, em particular os princípios de respeitabilidade, no caso o respeito à personalidade e existência da artista, e veracidade.

    Adicionalmente, questiona-se a possibilidade de tal uso causar confusão entre ficção e realidade para alguns, principalmente crianças e adolescentes.

    A representação será julgada nas próximas semanas por uma das Câmaras do Conselho de Ética do Conar, garantindo-se o direito de defesa ao anunciante e sua agência. Em regra, o julgamento é efetuado cerca de 45 dias após a abertura da representação.

    O Conar aceita denúncias de consumidores, assim como outras manifestações sobre a peça publicitária, bastando que sejam identificadas. Em obediência à LGPD a identidade dos denunciantes é protegida.”

    - Publicidade -

    Últimos stories

    Novidade foi anunciada no perfil oficial da Crocs USA e poderá chegar ao Brasil em breve

    Inspirada no universo alegre dos desenhos infantis, a nova cápsula está recheada de criatividade para toda a família

    Além da novidade, o Panettone da Tortuguita, sucesso de outras temporadas, também chega com novas máscaras colecionáveis.

    Rebranding não agradou ao público que acompanha a marca nas redes sociais

    🔥 Em alta agora:

    Crocs e Netflix criam modelo inspirado em Round 6

    Com a chegada da segunda temporada de Round 6 na grade de produções da Netflix, a Crocs e a gigante do streaming se uniram...

    🔥 Em alta agora:

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Conecte-se

    62,437FãsCurtir
    165,000SeguidoresSeguir
    7,200SeguidoresSeguir
    50,700SeguidoresSeguir
    5,400SeguidoresSeguir
    18,000InscritosInscrever
    Publicidade