Nossa coluna Profissão Publicitário já está no ar, e dessa vez trazendo mais um daqueles assuntos que as pessoas sempre me perguntam: eu preciso ser criativo pra trabalhar com publicidade?
A resposta e muito mais eu conto pra vocês no vídeo abaixo. Vem com a gente e aperta o play! =D
Assuntos abordados no vídeo
Pergunta:
Larissa de Oliveira
Olá Matheus, conheci seu canal no youtube quando estava a procura de respostas sobre algumas dúvidas em relação ao curso de Publicidade e Propaganda. Tenho muitas duvidas sobre que curso fazer e já pensei em várias áreas diferentes, porém também pensei em PP e me atrai muito tudo o que envolve o curso, mas tenho medo de não ter uma mente criativa e gostaria de saber se ao longo dos anos na faculdade isso pode ser explorado para que eu saiba lidar com a profissão ?
Começando…
- Em primeiro lugar nós precisamos entender que criatividade é muito mais que inspiração.
- Quando nós nos relacionamos com a criatividade antes da pressão do mercado, é normal que a gente ache que pessoas que têm grande aptidão pra arte, ou que têm sacadas rápidas são criativas e pessoas que não buscam exercitar essa parte não são.
- Mas o fato é que uma das principais funções do curso de publicidade é te mostrar métodos de como ser criativo.
- Criatividade é mais transpiração, que inspiração.
- É preciso entender que não dá pra depender apenas de inspiração
- Se ela chegar é sucesso.
- Se ela não vier, o deadline continua lá. O cliente vai te pagar igual ao mês anterior, as contas vão chegar igual ao mês anterior, e você precisa ser capaz de entregar algo bom.
Aprofundando…
- Vale entender também que se apesar de tudo você achar que não gosta de lidar com criação, é preciso enxergar que há um mundo muito mais amplo fora disso.
- Existem diversas áreas da publicidade que não exigem que você seja extremamente criativo.
- Atendimento, Mídia, Pesquisa…
- Mídia e Pesquisa, por exemplo, pegam no ponto fraco de diversas pessoas que escolhem humanas, que é a matemática. Se você tiver facilidade com números, pode se dar bem.
- Você vai ter algo em você em que você será bom. E você precisa explorar isso
- Aproveite os quatro anos da faculdade pra testar em que você é bom.
- Se você for bom, existem diversas áreas pra explorar isso também, como Criação, Planejamento, Redes Sociais, Produção e por aí vai…
- Experimente várias áreas.
- Eu mesmo, quando comecei a estudar publicidade, queria ser criativo. Com o tempo vi que este não era o meu forte, que eu poderia ser um melhor profissional sendo atendimento. E hoje, falando com vocês.
Fechando…
- Entenda que você deverá exercitar sua criatividade.
- E você terá a oportunidade de colocá-la em prática.
- Você só será bom ou ruim depois que tentar.
- Existem pessoas que se acham supercriativas e não são.
- Existem pessoas que eu considero muito criativas e não se veem desta forma.
- Seja analítico consigo mesmo. Se você acha que não está bem, procure outras áreas.
- Acima de tudo, veja se isso te faz bem. Se fizer, continue. Acredite, e vá em frente.
- Se não fizer, procure outra coisa.
- A grande maioria das pessoas que está hoje na faculdade tem muita vida pela frente ainda. Não é crime nenhum errar na escolha. Arrisque e não tenha medo de voltar atrás.