Em uma época em que as mais variadas plataformas de streaming fazem de tudo para atrair novos assinantes, a Disney anunciou a sua primeira perda de assinantes. A revelação foi feita pela empresa durante a divulgação de seus resultados fiscais referente aos três últimos meses de 2022. De acordo com a Disney, o Disney+ perdeu 2.4 milhões de assinantes.
De acordo com informações da própria Disney, a queda no número de assinantes é explicada pelo cancelamento de 3.8 milhões de assinaturas do Disney+ Hotstar, uma versão do streaming disponível na Índia e no sudeste da Ásia. Em contrapartida, o Disney+ ganhou 200 mil novos assinantes nos Estados Unidos e Canadá.
A debandada de assinantes do Disney+ Hotstar na índia foi ocasionada pela perda dos direitos da Liga Indiana de Críquete, esporte bastante popular na região. Antes de perder os direitos da Liga, cerca de oito milhões de novos assinantes haviam chegado ao serviço.
Bob Iger, CEO da Disney, comentou sobre a atual fase da empresa: “Após um primeiro trimestre sólido, estamos embarcando em uma transformação significativa, que maximizará o potencial de nossas equipes criativas de classe mundial e nossas marcas e franquias incomparáveis. Acreditamos que o trabalho que estamos fazendo para reformular nossa empresa em torno da criatividade, ao mesmo tempo em que reduzimos as despesas, levará a um crescimento sustentado e à lucratividade de nossos negócios de streaming, nos posicionará melhor para enfrentar disrupções futuras e desafios econômicos globais e agregar valor aos nossos acionistas.”