Início Publicidade Sustentabilidade Empresas criam embalagens sustentáveis com plástico reciclado quimicamente

Empresas criam embalagens sustentáveis com plástico reciclado quimicamente

A primeira empresa a usar a nova marca de embalagem é a de um produtor colombiano de maracujá

Ultimamente as empresas, independente dos seus segmentos, estão cada vez mais preocupadas em prevenir a segurança de seus produtos. Em um mercado tão competitivo e com consumidores cada vez mais exigentes, as marcas não querem se arriscar e acabar se expondo a processos ou situações que possam comprometê-la. Pensando nisso, a Basf e a StePac de Israel, se uniram para criar a próxima geração de embalagens sustentáveis especificamente para o setor de produtos agrícolas frescos.

Fornecendo à StePac seu Ultramid Ccycled, um plástico derivado de reciclagem química, a Basf irá proporcionar ao seu parceiro uma maior flexibilidade para promover novos formatos de embalagens para um padrão sustentável no escopo da economia circular. A StePac é pioneira no uso de plásticos reciclados quimicamente para a embalagem de produtos perecíveis frescos. A empresa recebeu recentemente a certificação REDcert2 para incorporar poliamida 6 quimicamente reciclada em suas embalagens flexíveis com atmosfera modificada (MAP).

Continua depois do anúncio

Suas duas marcas, Xgo e Xtend, são baseadas na tecnologia MAP que apresentam controle de umidade integrado que retarda a respiração dentro da embalagem, atrasa os processos de envelhecimento, impede a decomposição microbiana e preserva a qualidade e o valor nutricional do produto durante o armazenamento prolongado. O plástico Ultramid Ccycled representará 30% do material de embalagem, com opções de integração de uma porcentagem maior.

De acordo com Gary Ward, gerente de desenvolvimento de negócios da StePac, a união entre as empresas ajudará a encontrar uma estabilidade na hora da criação das embalagens plásticas. Deste modo fazendo que ao mesmo tempo sejam sustentáveis o suficiente para manter os produtos frescos por mais tempo, através do uso mais moderado de filmes plásticos.

Continua depois do anúncio

A reciclagem química, utilizada no processo, envolve principalmente resíduos plásticos que seriam usados para recuperação energética ou descarte em aterros. Ela complementa a reciclagem mecânica, acelerando uma economia circular ao produzir plástico reciclado de qualidade alimentar.

Dominik Winter, vice-presidente de negócios europeus de poliamidas da Basf explica que através de um processo termoquímico, os parceiros da empresa obtêm matéria prima reciclada desses plásticos pós consumo. O processo ainda utiliza uma abordagem de balanço de massa, onde a resina pode ser atribuída a produtos específicos, como o Ultramid Ccycled.

Continua depois do anúncio

Esse método ajuda a substituir matérias primas fósseis e é um passo importante em direção à circularidade. Como os plásticos reciclados quimicamente têm a mesma qualidade e segurança do material natural, o intuito dos plásticos que podem ser reciclados para embalagens de produtos frescos é ampliado.

A primeira empresa a usar a nova marca de embalagem Xgo Circular será a do produtor colombiano de maracujá, Jardin Exotics, que a utilizará para exportar as frutas para a Europa por navio. A manutenção da embalagem de origem no ponto de varejo final também elimina a necessidade de reembalagem após a chegada.

Conheça nosso podcast

FOOTER AMP
Sair da versão mobile