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Colors of Love: Pantone protesta contra LGBTFobia durante Copa do Mundo no Qatar

Campanha cria bandeira em preto e branco com códigos das cores do arco-íris

No próximo domingo vai começar a Copa do Mundo FIFA 2022 no Qatar. E embora seja muito difícil ignorar um evento dessa magnitude em países onde o futebol é um esporte relevante, o fato é que o local escolhido para ser sede do mundial tem vários problemas graves de desrespeito aos direitos humanos. Principalmente envolvendo mulheres e a comunidade LGBT+. E enquanto muitas marcas arriscam seu discurso construído por anos em perigosos patrocínios milionários de olho no impacto do investimento; outras se aproveitam para viralizar por meio de críticas ao país sede.

Em entrevista à agência de notícias Associated Press, o major-general Abdulaziz Abdullah Al Ansari, alto funcionário do governo catariano declarou que não será possível garantir a segurança das pessoas LGBT no país durante a Copa do Mundo. Ele afirmou que torcedores de todo o mundo serão bem-vindos, desde que evitem símbolos relacionados à comunidade, como a bandeira arco-íris. “Se ele [um torcedor] levantar a bandeira do arco-íris, e eu a pegar dele, não é porque realmente quero insultá-lo, mas é para protegê-lo”, afirmou Al Ansari.

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E é justamente no sentido contrário a este imenso absurdo que a Pantone se uniu à ONG Stop Homophobie para o lançamento da campanha Colors Of Love, que busca recriar a tradicional bandeira arco-íris em uma versão em preto e branco com os códigos Pantone de cada uma das 6 cores utilizadas na bandeira que é o símbolo da comunidade LGBT+. O resultado é impactante e muito interessante, principalmente do ponto de vista da compreensão dos profissionais que trabalham com comunicação visual e já estão acostumados com a marca; além de despertar o interesse daqueles que não conhecem muito o universo da Pantone. Assista:

BrewDog também protesta contra o patrocínio ao evento

A marca de cerveja escocesa BrewDog também decidiu utilizar dos problemas relacionados ao Qatar para a criação de uma campanha que em que a companhia se orgulha de não realizar o patrocínio do evento. Com o mote “Orgulhosamente anti-patrocinador da Copa do Mundo”. Em manifest publicado nas redes sociais, a companhia reforça ser contra o que chamou de corrupção, abuso e morte.

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Aqui no Brasil, marcas como Budweiser, McDonald’s, Globo, Coca-Cola e Nubank patrocinam o evento e têm preferido explorar o lado positivo da Copa do Mundo.

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