A Meta anunciou que demitirá 11.000 funcionários ou cerca de 13% do total de funcionários da empresa. O CEO Mark Zuckerberg anunciou a notícia em um post no blog, dizendo que era culpado por ser otimista demais sobre o crescimento futuro da empresa com base em um surto de pandemia.
“No início da Covid, o mundo mudou rapidamente para o online e o aumento do comércio eletrônico levou a um crescimento desproporcional da receita”, disse Zuckerberg. “Muitas pessoas previram que isso seria uma aceleração permanente que continuaria mesmo após o fim da pandemia. Eu também, então tomei a decisão de aumentar significativamente nossos investimentos. Infelizmente, isso não aconteceu do jeito que eu esperava.”
Zuckerberg disse que a Meta agora se tornaria “mais enxuta e mais eficiente” cortando gastos e funcionários, e transferindo mais recursos para “um número menor de áreas de crescimento de alta prioridade”, incluindo anúncios, IA e metaverso. Zuckerberg disse que a equipe de recrutamento da empresa seria particularmente “afetada desproporcionalmente” pelos cortes. A Meta relatou cerca de 87.000 funcionários em setembro, com as demissões de hoje fazendo os primeiros cortes amplos desde a fundação da empresa em 2004.
A Meta não é a única empresa de tecnologia a relatar amplas demissões. A Salesforce esta semana confirmou que demitiu centenas de funcionários; A Snap disse em agosto que planejava cortar 20% de sua força de trabalho; e o Twitter demitiu milhares de funcionários sob a gestão do novo proprietário Elon Musk.
Na postagem do blog anunciando os cortes da Meta, Zuckeberg disse que os funcionários demitidos nos EUA receberiam 16 semanas de salário base mais duas semanas adicionais para cada ano de serviço, cobertura de seguro de saúde por seis meses e apoio para encontrar uma nova carreira e navegar na imigração. questões. Zuckerberg disse que a empresa instituiria um congelamento de contratações até o primeiro trimestre de 2023 “com um pequeno número de exceções”.
O CEO da Meta terminou sua nota aos funcionários com uma mensagem aparentemente destinada a observadores externos, incluindo aqueles céticos em relação ao impulso da empresa para o metaverso.