Mais
    InícioPublicidadeDesignAs lições de Comunicação que o erro do Miss Universo 2015 nos...

    As lições de Comunicação que o erro do Miss Universo 2015 nos deixou

    EM GKPB.COM .BR

    Publicidade

    ✨ O que você precisa saber:

    • Durante o anúncio da Miss Universo 2015, houve uma gafe cometida pelo apresentador Steve Harvey, que coroou a Miss Colômbia ao invés da Miss Filipinas.
    • O erro poderia ter sido evitado com uma comunicação eficiente e um design mais organizado no cartão com as informações das vencedoras.
    • Exemplos de modelos de cartão foram criados para ilustrar como a organização das informações poderia ter evitado o constrangimento.

    Encontrou um erro? Envie pra gente.

    A essa altura do campeonato você já deve saber da gafe que ocorreu durante o anúncio da Miss Universo 2015. Sim, o apresentador Steve Harvey se confundiu na hora de olhar o cartão com as colocações e acabou coroando a Miss Colômbia, quando na verdade quem havia vencido a disputa era a Miss Filipinas.

    Mas você pode estar pensando: foi um erro grotesco. Sim, foi. O apresentador foi o culpado. Sim, também foi. Mas não o único. Algo poderia ter ajudado a evitar todo esse constrangimento. E era uma coisa simples: uma comunicação eficiente.

    Observando a ficha com o nome das ganhadoras fica fácil compreender o erro de Harvey. As informações estão completamente desorganizadas, desalinhadas e com nomenclaturas que mais complicam, que ajudam.

    Foto da ficha recebida para o anúncio da Miss Universo 2015.
    Foto da ficha recebida para o anúncio da Miss Universo 2015.

    Quem diabos falou que seria uma boa ideia chamar a terceira e a segunda colocada de 2ª vice-campeã e 1ª vice-campeã? E pior! Chamar a campeã de “Miss Universo 2015“. Termo que poderia estar estampado em qualquer lugar, com qualquer finalidade, afinal era o nome do concurso.

    O Design também mandou um enorme abraço pra equipe do Miss Universo. Tente encontrar uma lógica nas informações apresentadas. Não existe.

    Temos um título lá em cima em fonte pequena, misturando negrito e itálico, sem nenhum alinhamento aceitável. Logo abaixo os textos de 2ª e 1ª ~vice-campeãs~ aparece escrito normal, enquanto os países das campeãs aparecem em caixa alta. Mas e a tal Miss Universo? Onde foi parar? Bem, ela está ali, do lado direito, com tudo escrito em caixa alta.

    O pessoal do Digital-Tutors chegou até a criar alguns esboços rapidamente de modelos de cartão que poderiam ter evitado o erro. São coisas simples. Que sua tia seria capaz de criar no Powerpoint.

    cartao-eliminatorio-sugestao-digital-tutors-1-blog-geek-publicitario cartao-eliminatorio-sugestao-digital-tutors-2-blog-geek-publicitario

    E por falar em Powerpoint, é justamente de lá que vem a minha sugestão feita em menos de 5 minutos:

    sugestao-ficha-colocados-miss-universo-blog-geek-publicitario

    Não é difícil. Não é demorado. É uma questão de organizar as informações e disponibilizá-las de maneira eficiente.

    No fim das contas, tudo deu certo. A Miss Colômbia passou um enorme constrangimento, mas agora deve estar se sentindo mais importante que a própria Miss Universo, das Filipinas. Enquanto nós podemos observar esse erro pra repensar nossa forma de comunicar.

    E eu espero que eles também tenham esta reflexão no ano que vem. Pelo bem do meu senso de vergonha alheia.

    Inspirado em: Design Taxi, com informações de: Digital-Tutors e imagem de: John Locher – Associated Press.

    Veja este e outros destaques em nosso canal no Youtube:

    - Publicidade -

    Últimos stories

    Todas as vendas da nova louça serão destinadas a ONG Instituto da Criança

    Novo snack estará disponível em pontos de venda de todo país, além do e-commerce da Santa Helena Alimentos a partir deste dia 20

    Comunidade Geek conheceu o produto da collab no maior evento multicultural da região Sul do Brasil, nos dias 14 e 15/12

    Desenvolvido pela Netmarble, o RPG deverá chegar em 2025, segundo informado pela empresa

    🔥 Em alta agora:

    Mood e Melissa trazem Holiday Bag para impulsionar vendas de fim de ano

    A Mood Group e a Melissa se uniram mais uma vez para o lançamento de mais uma edição de seus já tradicionais gifts para...

    🔥 Em alta agora:

    Publicidade

    Conheça nosso Instagram

    Publicidade
    Publicidade

    Conecte-se

    62,381FãsCurtir
    165,000SeguidoresSeguir
    7,200SeguidoresSeguir
    50,700SeguidoresSeguir
    5,400SeguidoresSeguir
    18,000InscritosInscrever
    Publicidade